quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bela flor ou Garota do Vestido Verde ou Poesia

"Penso em você principalmente como a minha possibilidade de paz —
a única que pintou até agora,“nesta minha vida de retinas fatigadas”.
E te espero. E te curto todos os dias. E te gosto. Muito". (Caio F.)




Escrevo nesse caderno, como quem conversa consigo mesmo para poder entender. Entender-se. Escrevo como alguém que não sabe se pensa no real, virtual, abstrato ou tudo isso junto. Alguém que começou a cantar Los Hermanos com uma força e fé, afinal: "um dia a mais é um a menos pro encontro acontecer".

Sonhei contigo. Coisa rápida. Estava num show de Zeca Baleiro, tocou "Quase nada". "De você, sei quase nada. Para onde vai ou porquê veio. Nem mesmo sei qual é a parte da tua estrada, no meu caminho. Será um atalho? Ou um desvio? Um rio raso?Um passo em falso? Um prato fundo para toda a fome que há no mundo?!". Eu quis te ligar. Te liguei, mas estranho...eu nem tenho seu número!


Mas, menina, eu escrevo nesse caderno, em meio a uma tarde de Janeiro, quando eu deveria fazer uma peça para um processo. Contudo, o único processo que tem me interessado é o nosso. O processo de conhecimento em si mesmo. Cada palavra tua, cada depoimento, cada foto, cada citação de Caio Fernando, cada segundo torna esse verão de 35 graus lá fora, primavera iniciando com vento e folhas voando entende? Serenidade. Isso, você já me trouxe. Uma possibilidade, enfim, de paz.

Eu não entendo bem esse processo. Não entendo, porque parece que te conheço de outras vidas, mas a gente mal se reconheceu nessa. Eu não entendo, também, o motivo de eu já estar prestes a escrever a segunda página sobre você. Eu não entendo...quando vejo o teu sorriso, quando vejo esse seu sorriso LINDO, de um jeito que, juro..eu não entendo como é que pode uma menina me fazer tremer por ver que um novo depoimento está ali pronto a ser lido.

Olha, leio Caio Fernando e me bate uma saudade, realmente, irracional de você. Lembra, aquele "nosso" trecho? "Vimos uma margarida e nem sequer era primavera e disseste que margarida era amarelo e branco e eu disse que branco era paz e disseste que amarelo era desespero e dissemos quase juntos que margarida era então desespero cercado de paz por todos os lados". Exato, pode até haver desespero, mas eu sinto que nessa nova fase da minha vida, com você do lado, de alguma forma, existirá também paz por todos os lados.

Tempo certo. Olhar de quem sabe que o tempo certo chegou. Essas tuas frases fazem eco por aqui. Concordo, do jeito que for. Mas quero te encontrar logo, logo.

Toca, no rádio, Maria Gadú. Acho que tu gosta. Já te vi citar algumas vezes no teu blog, que ando lendo todo. Lembro de você, bela Flor. "Que dance a linda flor girando por aí / Sonhando com amor sem dor, amor de flor / Querendo a flor que é, no sonho a flor que vem / Ser duplamente flor, encanta ,colore e faz bem".

Começo a brincar com teu nome. Primeiro teu sobrenome - Nogueira - me lembra samba. Diogo e João Nogueira. E samba, como tu bem sabes, me cai bem. Me deixa bem. Como você me deixa. E teu primeiro nome é algo pra se brincar de verbetes. Rayssa. Rays, raiz. Pra fixar bem e não ir embora mais. Sa, sabedoria, sapiência. Com esse teu jeito de quem sabe das coisas, mas não faz questão de esbanjar nada, de esnobar ninguém. Ray e completo o "o". Rayo, raio. Força e beleza juntos. Capaz de causar destruição nos corações distraídos ;D ou iluminar os caminhos quando tudo parece sem jeito, escuro. Você brilha. Ray. Raynha. Com "Y" mesmo; até porque, com certeza, é diferente das outras.

Paro por aqui, guardo estas páginas. Dia desses te entrego. 


 

7 comentários:

  1. muito, muito lindo de verdade.
    parece que eu consigo ouvir a sua voz me falando isso tudo (o que é muito maluco hahaha)

    ResponderExcluir
  2. MEU DEUS, Ddey! ;x
    Isso não basta.
    Mas te juro que com esse texto, fiquei sem palavras, sem fôlego.
    Ela tem sorte, jovem.
    Você também, pelo que parece.

    ResponderExcluir
  3. Ficou maravilhoso!Como disse Nando Reis na canção DO Seu Lado "O amor é o calor que aquece a alma
    O amor tem sabor pra quem bebe sua água" Continue assim...*-*

    ResponderExcluir
  4. Depois de ler esse belíssimo texto, qualquer coisa que eu tente falar aqui, será absurdamente nada.
    Até me considero uma garota de sorte por estar conhecendo o teu belíssimo caráter e, ver que tenho, a cada dia que passa, um 'cúmplice'. Uma pessoa leal, sincero, sapientíssimo!
    Obrigada por ser tão gentil e me dar a oportunidade de te conhecer!
    E obrigada também por tantos eufemismos, viu?! :x iuehieuheiuehei

    Supeeeeer beeeijo!

    ResponderExcluir
  5. Tão lindo quando a matemática funciona.
    Tão bom quando os olhos que você busca não fogem dos seus... Tão bom tudo isso poder ser de verdade.

    Beijo pros dois!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, e você diz que eu sou doce!
    Esse seu texto foi suave, macio, feito travesseiro, que dá vontade de dormir ouvindo alguém recitar, como uma cantiga de ninar.
    Esse seu caderno é tesouro, seu moço. Ele é.

    ResponderExcluir
  7. Uau! Que texto! Deliciei-me com tuas palavras de início ao fim e elas plantaram a esperança nesse meu coração, a muito desacreditado. Sabe, Andrey, você é exceção, excesso. E tuas palavras são aquelas que toda mulher gostaria de ler ou ouvir.

    Depois de tanto querer, basta-me conhecer a moça. Aposto que ela, escreve tanto quanto você.

    Parece que o amor chegou aí.

    ResponderExcluir