quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Não é preciso pressa: notas sobre paciência (que eu tento ter)

Olha, um fato notório é quanto eu quero abraçar o mundo todo e AGORA. Esse é um dos meus grandes defeitos: quero tudo e quero agora. Dessa forma, sei que muitas vezes atropelo os fatos, a situação posta, a pressuposta e fico tentando achar, depois, onde foi que eu errei.

Meus amigos já sabem que se o Brugger falou muito de algo ou alguém é preciso ligar o alerta. Adoro meus amigos por saberem a dose certa de pé-no-chão e como aplicar na minha veia, na minha vida. Assim, acho jocoso - e me sinto honrado - quando posso me identificar com o Caio F neste trecho: "Talvez mesmo conseguisse dizer tudo aquilo que escondo desde o começo, um pouco por timidez, por vergonha, por falta de oportunidade, mas principalmente porque todos me dizem que sou demais precipitado, que coloco em palavras todo o meu processo mental (processo mental: é exatamente assim que eles dizem, e eu acho engraçado) e que isso assusta as pessoas, e que é preciso disfarçar, jogar, esconder, mentir. Eu não queria que fosse assim. Eu queria que tudo fosse muito mais limpo e muito mais claro, mas eles não me deixam, você não me deixa".

Eu não quero mais esconder. Como diz a Martha Medeiros, eu não tenho mais idade para pique-esconde. Vem me pegar. Me encontra ou deixa eu te encontrar. Deixa eu falar, me escuta, ando cansado de máscaras. Quero conversar, conhecer, poder admirar (é preciso conversar para conhecer. É preciso conhecer para admirar). O diálogo é que traz a maturidade, firma a intimidade e constrói pontes. Chega de amor líquido. 

Ok, entendo que tem que ser sem pressa. Prometo me controlar. Prometo esperar a hora certa, que quando chega, eu sei, é mais legal. Passo a passo. Acreditando, piamente, que num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra, como também ensina o Caio.

Porém, quero que o amanhã chegue. Los hermanos dizendo que um dia a mais é um a  menos para o encontro acontecer e o tanto que anda levando é para eu merecer. Tenho merecido. Ando disposto a doar e não doer. Com calma, paciência. Construindo. Parceria. Mãos dadas. Cinema. Teatro. Debates. Viagem. Conhece trancoso? Clichês. Poemas. Música de dois. Bom encontro.

Sei que não é preciso pressa. Mas dá para chegar logo?